quarta-feira, 18 de maio de 2011

Abuso sexual infantil quando isto irá acabar?



Até muito recentemente, o abuso sexual de crianças era tratado como um assunto proibido na sociedade. Entretanto, de alguns anos pra cá esse tabu vem sendo quebrado e o que tem sido encontrado é alarmante em freqüência de tais práticas.
A criança, além de todo o sofrimento durante o abuso sexual, pode sofrer danos a curto e longo prazo e uma simples intervenção precoce e efetiva pode modificar todo o desenvolvimento da criança.
O abuso sexual se caracteriza como um ato de violência praticado quando alguém se utiliza de uma criança para sentir prazer sexual e é caracterizado como toda ação que envolver a questão do prazer sexual quando a criança não for capaz ou não tiver idade para compreender, consequentemente provocando culpa, vai auto-estima, problemas com a sexualidade, dificuldade em construir relações duradouras e falta de confiança em si e nas pessoas. Com tudo isso, sua visão do mundo e dos relacionamentos se torna muito diferente do jeito das outras pessoas. Diante do exposto, após tomar conhecimento de uma situação de abuso sexual é importante amparar a vitima, dando apoio, amizade e transmitindo segurança, pois esta criança poderá estar com sua confiança abalada e geralmente não acredita quem alguém possa ajudá-la e procurar ajuda para que possa ser denunciado o caso, pois é denunciando que podemos combater o problema, a omissão, além de permitir a continuidade do abuso e da impunidade do abuso, também é crime, punido por lei. Entretanto, fechar os olhos, calar e fingir que o abuso sexual de crianças só pode "acontecer na familia dos outros" e o mesmo que negar sua existência. Deixar de denunciar só favorece para que pessoas sem coração, digamos psicopatas agem contra seres humanos dignos.
Vamos denunciar e acabar com essa falta de vergonha que está se tornando o abuso infantil! Disque 100!

Nenhum comentário:

Postar um comentário