Dilemas do Namoro Cristão
É possível que alguns jovens pensem que se estiverem namorando então automaticamente estão fazendo a vontade de Deus, pois não estão “ficando” como o mundo faz. Mas esse não é um conceito correto. Entre crentes em Cristo, o namoro exige maturidade emocional, espiritual e até física. Por quê?O cristão precisa seguir os princípios bíblicos, não somente no namoro, mas em todas as situações. Por isso os jovens cristãos que já estão namorando, devem estar atentos aos padrões de santidade, verdade, e domínio próprio contidos nas Escrituras. Pensar em namorar é natural, e se você ainda não teve esse pensamento, certamente terá algum dia. O namoro é um período muito bom, e é perfeitamente normal que jovens crentes queiram iniciar ou manter um namoro. Entretanto, é preciso entender que um namoro cristão envolve alguns dilemas.
O primeiro dilema é a idade. Temos encontrado adolescentes convertidos de doze ou treze anos que estão namorando “sério” com ou sem consentimento dos pais. Para o mundo de hoje é considerado comum o namoro começar aos onze ou doze anos, mas isso não deveria ser aceito pelos cristãos. Particularmente não acho aconselhável um namoro tão precoce por vários motivos. Um dos motivos é o propósito. Qual seria o propósito de um menino de treze anos ou uma menina de doze ao iniciar um namoro? Qual deveria ser o propósito?
A Bíblia nos ensina : “Quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa (isso inclui o namoro), fazei tudo para a glória de Deus” (1 Cor 10:31). Glorificar a Deus deve ser o propósito maior do namoro! Mas vale lembrar que namorar é lidar com os impulsos da carne. Quanto maior for a paixão, maior o desejo de tocar, possuir, explorar as carícias. Fugi da impureza! (1 Cor 6:18). Por isso, para glorificar a Deus no namoro, o jovem tem que ter maturidade espiritual para estabelecer limites, para controlar os desejos pecaminosos, e precisa conhecer a Bíblia, para que haja orientação mútua a respeito disso. Para o jovem cristão o principal requisito para um namoro que glorifica a Deus é este: maturidade espiritual. Mas é bom explicar que isso demanda tempo. Dificilmente um adolescente muito novinho terá tal respaldo espiritual para dizer não à carne e sim a Deus.
O segundo dilema é o local. Os adolescentes ou jovens normalmente procuram lugares isolados para namorar. Querem ficar sozinhos. Disso surgem outros agravantes. Alguns recebem seus namorados em seus quartos, ou no carro do pai, ou no escuro. Evite lugares perigosos. Creio que jovens cristãos que queiram namorar, deveriam assumir isso em público e frequentar a casa da moça, comunicar à igreja. Isso é saudável e não levanta suspeita do mal.
O terceiro dilema é o tempo. Um namoro que começa muito cedo, acaba levando muitos anos até que se possa pensar em casamento. A Bíblia diz: Caso, porém não se dominem , que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado (1 Cor 7:9). Mas eu não posso casar!!! Então deveria, como cristão, se preparar, e esperar. Além disso, o namoro prolongado cria certa liberdade, certa intimidade, certos vínculos, que podem ser prejudiciais à consciência cristã. Por falar em tempo, é necessário falar do perigo de exceder horários apropriados por causa da inconveniência e do testemunho. Todas as coisas são lícitas, mas nem todas me convém (1 Cor 6:12). A madrugada não é o melhor horário para os jovens cristãos estarem na rua namorando, e nem se for em casa. Também é preciso que boa parte do tempo seja passado na companhia de outros cristãos, evitando assim, encontros misteriosos que estimulam a curiosidade pela sensualidade.
O quarto dilema é a mente. Uma mente muito ocupada com uma paixão, ou com os desejos da carne, pode enfraquecer a oração. Os contatos físicos em excesso podem interromper a oração. As brigas mal resolvidas, podem atrapalhar a oração. O namoro cristão deveria ser um motivo a mais para o jovem orar, e se isso não estiver acontecendo, o seu namoro não estará glorificando a Deus. A Bíblia diz: Tudo que é verdadeiro, tudo que é respeitável, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento (Filipenses 4:8). Manter a mente pura é um grande desafio no namoro cristão.
Você deve estar pensando: Mas irmão Sérgio!!!! Então o namoro cristão é difícil demaaaaaaaais! Não vou nem começar!
Calma jovem, não se assuste. Se você amar mais ao Senhor Jesus do que ao seu namorado(a), será possível se você se preparar adequadamente. É só orar bastante antes; orar durante, e saber esperar no Senhor. Vai encarar? Bom namoro cristão pra você!
Fonte:irmãos.com/pastorronilto.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário